quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O desenho da criança no período simbólico de 2 a 4 anos de idade




       A função semiótica é responsável pela forma como vemos, interpretamos e vivenciamos o mundo. A partir dela (da semiótica) surge a linguagem, o desenho, a imitação, a dramatização. Quando os objetos não estão presentes, a criança pode simbolizar e imaginar. As fantasias iniciam sua importância e a criança mergulha em um mundo de faz de contas, de jogos de brincar, de simbolismos. Ela gosta de contos de fadas, e mais importante ainda, ela precisa deles para compor seu mundo. Sua curiosidade natural utilizará do "faz de conta" para que ela tenha coragem de conhecer o que não sabe. O brincar de faz de conta é brincar de viver, que para a criança é de fato viver. Ao desenhar, desenhará a forma como vê o mundo.

             O animismo tem seu lugar e a  criança dá voz e vida a objetos inanimados. Sua fala apesar de parecer ter vínculo social, não responde, mas apenas ecoa o "si mesmo". A criança pode ser vista como uma egocêntrica socializada. Tudo gira em torno dela. Por isso a composição do círculo tem tanta relevância. Em  sua história, ela divide sua visão de mundo com o mundo que a cerca. Tudo tem vida...vida sua! Tudo tem voz...voz sua! Tudo deseja...desejo seu. Um fase "esquizoide", tendo em vista que sua voz é vista como "outro", sendo ela e o outro ainda em simbiose lutando para se dividir. Desenhar o outro é desenhar a si mesmo!

              As coisas passam a ter nomes. Dar nome é uma forma de dominar o objeto. É a fase do "nominalismo". Mesmo sem saber o nome, ela "inventa". Ao desenhar, escrever, nomina o que fez, fala sobre sua origem, identifica. O desenho se prende ao real, ao que sente, à forma como vê e não ao que vê de fato.


                Por isso, o  desenho dessas crianças estão carregados de simbolismo. A Semiótica, o animismo e o nominalismo podem ser observado em uma criança desenhando, pois ao desenhar desenha a forma como vê o mundo e não o mundo em si.  Dá voz a este mundo, mas não a voz de outro, mas a de si mesma e nomeia seu desenho, não com o nome dado, mas o que "inventa" a partir de si. Crescer para a criança é um processo de amadurecimento de si mesmo para fora.

        O desenho inicia dos dois aos sete , quando têm quase sua completude. Nessa fase, para Piaget,  a criança se encontra no Período Pré-operatório. Emerge-se a LINGUAGEM que se compõe da SEMIÓTICA, do ANIMISMO  e do NOMINALISMO. Tudo agregado de um EGOCENTRISMO INFANTIL, tornando a criança ensimesmada e construindo sua linguagem a partir de si mesma. 

         A criança fala por meio do desenho. Cada traço é um grafismo que expressa: as cores informam o humor, os sentimentos; o tamanho expressa a relevância; a posição mostra de quem se sente próxima ou deseja se aproximar; os traços revelam a intensidade como vivencia o momento em que cristaliza sua linguagem: O desenho é uma proto linguagem.

            Abaixo apresento desenhos colhidos por alunos curso de análise do desenho infantil. A Temática para as crianças de 2 a 4 anos é livre. Os desenhos expressam a maturidade da criança,  seu momento emocional e a forma como vêem o mundo. Contempla-los é ouvir sua visão de mundo: desvendar o mistério de microcosmos.

































             
Por Orlando Marçal Júnior











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